Header image header image 2
Terapeuta Holístico

Anma

Página Inicial

Anmá é uma das mais antigas e tradicionais massagens asiáticas. Não se sabe exatamente há quanto tempo começou a ser praticada, mas provavelmente tenha sido há 5000 anos, sendo escrita pela primeira vez como tratamento há 2500 anos atrás.

Em japonês Anmá significa massagem ou massoterapeuta. O caractere japonês da palavra, "NA", significa pressão penetrante, pequenos movimentos; é considerado Yin, e é usado para sedação. O caractere "MA" significa amassamento e vibrações com movimentos mais vigorosos; é considerado Yang, e é usado para tonificação.

O Anmá é uma técnica que consiste em realizar amassamentos dos músculos utilizando os dedos, mãos e braços para melhorar as circulações sangüínea e linfática, proporcionando a melhora da pele, da tensão e da contratura muscular.
A massagem Shiatsu surgiu da técnica Anmá, sendo atualmente diferenciada por:


  • Anmá utiliza-se mais de massagens de amassamento e das técnicas de vibrações, enquanto que o Shiatsu baseia-se em pressões com o polegar ou com a mão.
  • O Anmá é uma massagem mais suave enfatizando o relaxamento muscular, por isso, mais indicada para pessoas com estresse físico e para pessoas idosas, principalmente para pacientes com osteoporose.
As técnicas Anmá e Shiatsu podem ser usadas em conjunto na sessão de massagem, sendo considerado o ideal para relaxamento na proporção de 70% de Anmá e 30% de Shiatsu.