Header image header image 2
Terapeuta Holístico

Shiatsu

Página Inicial

Nascida no Japão teve sua origem em outra massagem chamada Amna que utiliza técnica como esfregar, apalpar, apertar com dedos e etc. 

Embora cada shiatsoterapeuta use uma variedade de técnicas associadas, todas partem de um princípio comum fundamentado na força vital conhecida como "Ki" ou "Chi", para nós ocidentais, traduzida como energia, fato inegável em qualquer crença. Se nosso corpo tem energia ela corre por algum lugar e deve ter um caminho chamado de meridianos assim como o sangue corre pelas artérias e veias. Segundo a teoria japonesa, cada meridiano está ligado a um órgão ou função psicofísica e seu respectivo "Ki" podendo ser tocado em certos pontos ao longo de seu trajeto representado por um verdadeiro mapa que são os mesmos da acupuntura, uma especialidade reconhecida pela Medicina. Em japonês esses pontos são os "Tsubôs". 

Quando estamos com nossas energias em equilíbrio, tudo vai bem. Entretanto, qual de nós seres mortais, consegue isso? O Shiatsu consiste em tocar nesses pontos de fluxo interrompido de energia e liberá-los. Como os rios de uma cidade, o lixo acumulado em determinado ponto impede as águas de circularem livremente ficando antes da obstrução um excesso de água e depois, pouca água corre no leito. Com os meridianos pode ocorrer o mesmo. O ponto de acupuntura chamado de "Tsubôs" é onde a energia "Ki" pode ser interrompida gerando um excesso antes e falta depois. Os japoneses nomearam esse excesso de "Ki" de "Jitsu" e a deficiência de "Kyo". Esse ponto de transferência de energia é aceito também por nós ocidentais e chamados de "gatilho" ou "desencadeador" onde o músculo é estimulado a contrair e relaxar. No tato, o terapeuta experiente consegue identificar "Jitsu" de "Kyo" porque o primeiro pode doer quando tocado e geralmente se apresenta tenso. O segundo, ao contrário, não dói e quando tocado reflete uma espécie de "dor gostosa" ou sensação agradável pois o terapeuta está fornecendo energia naquela região. A arte de tocar no Shiatsu consiste em equilibrar os meridianos Kyo e Jitsu.